14 coisas que você precisa saber antes de viajar ao Brasil

Viajantes sempre estão expostos a choques culturais quando estão viajando. O Brasil não vai ser a exceção. Embora seja o único país da América Latina que fala português, ele compartilha algumas das características dos seus vizinhos. Também tem algumas coisas que só verá por aqui.

Como alguém que cresceu na Colômbia, já morou em outros países, já foi turista e atualmente reside no Brasil, tenho algumas impressões para dividir com quem pretende conhecer o País. Antes, claro, cabe ressaltar que estas são impressões pessoais baseadas nas minhas experiências e observações. A ideia não é criticar, é revelar coisas que só quando se está aqui é possível observar:

1. O primeiro não é o primeiro

A primeira coisa que você vai perceber quando chegar no Brasil, é isto. O primeiro andar (que fica no nível da rua) de toda construção ou prédio não se chama “primeiro andar”, ele é o térreo. Nos elevadores você verá um T (térreo) ou P (portaria ou pavimento).

2. As Pousadas não são sinônimos de economia

Em alguns países da América Latina, o termo “pousada” é utilizado para hotéis de baixo custo. Porém, no Brasil as pousadas tem um nível mais alto. Quando você for procurar opções de hospedagem, tente com palavras como “albergues” ou “hostel”

3. Filas, filas, filas…

Se você for Britânico, talvez aqui se sinta em casa, do contrario você vai ter que trazer paciência para fazer muitas filas. No Brasil, as filas chegam a um novo nível. Você pode ter que fazer fila para coisas que no seu país nunca fez, como por exemplo, entrar no banheiro, subir um elevador, almoçar, pagar sua conta no restaurante e possivelmente, sair do restaurante, ser atendido em qualquer estabelecimento comercial, subir a um ônibus, entrar numa estação de metrô, entrar e sair de uma festa, etc.

Com certeza é uma tentativa apropriada de organização que me leva a perguntar-me como os outros países conseguem funcionar sem filas.

4. Vai ter comida

O povo ocidental é conhecido pelas quantidades de comida servida. O Brasil não é diferente. A comida é gostosa demais e sempre abundante. Nas reuniões sempre tem comida, diferentes pratos servidos, todos deliciosos. Aproveite e não perca a oportunidade de experimentar uma das melhores cozinhas do mundo.

5. Vai ter festa e barulho

O Brasileiro (sem querer generalizar) é festivo e barulhento. É difícil achar um lugar que concentre público e que seja silencioso (a exceção de bibliotecas). Bares e restaurantes geralmente são barulhentos ao ponto de não conseguir escutar-se a música e quando você repara está falando alto demais para tentar comunicar-se com seus amigos sentados na sua frente. Por outro lado, você tem assegurado um momento divertido em cada encontro!

6. Você pode se atrasar

Acredito que só os alemães conseguiram a fama da pontualidade. Se você for alemão ou muito pontual (como eu), pode começar a relaxar com os horários. O ônibus pode não passar cada 20 minutos como disse no site. O show pode não começar no horário marcado. Seus amigos poderão chegar com uma hora de atraso no seu encontro. Mas não se preocupe. As coisas sempre acabam dando certo. Simplesmente saiba que se chegar na hora pode ter que esperar sozinho um pouco ou aprenda a chegar atrasado. Eu ainda não aprendi.

7. Sistema de comandas

No Brasil existe o sistema de comandas nos restaurantes, bares e festas. Na entrada você recebe um papelzinho ou um cartão (tipo debito) onde será registrado todo o seu consumo. Ao sair do lugar você deverá entregar no caixa para pagar a conta. É importante ficar de olho nele, pois se você perdê-lo terá que pagar um valor negociado com o estabelecimento. Também faça as contas mentalmente. Pode haver uma surpresa na hora de pagar com todo que você consumiu, especialmente nas festas.

8. Meia entrada

Como a maioria de países, você poderá ter desconto de 50% em shows e espetáculos apresentando sua carteirinha de estudante com a data de validade e foto. Não deixe sua carteirinha em casa. Se você é estrangeiro e estagiário ou tem algum vinculo com uma universidade do Brasil, mas não tem carteirinha, recomendo fazer a ISIC Internacional.

9. Adaptador de corrente

O sistema do Brasil é diferente de todos os que já vi. E sempre que entro em um aeroporto quero morrer ao lembrar que esqueci o adaptador da tomada em casa. Pois meus aparelhos tem padrão americano incompatível com as tomadas do Brasil. Por tanto compre um adaptador assim que chegar ou traga de casa, você vai precisar dele.

tomada

10. Fique de olho nas promoções

Voar é bastante caro dentro do Brasil,  pois é um pais gigantesco. Por tanto, fique ligado nas promoções das companhias aéreas. Você vai poupar muito dinheiro e tempo. Um ótimo site para pegar as melhores promoções é o Melhoresdestinos.com.br. Isto nos leva ao próximo ponto.

11. Evite as viagens de ônibus nos feriados

Se seu plano é viajar de ônibus num feriado, você poderá ficar preso no trânsito mais do que gostaria. É sabido pelo povo brasileiro, e ignorado pelos estrangeiros, que as rodovias ficam trancadas no inicio e no final dos feriados. Assim como as Rodoviárias. Seu ônibus pode sair quatro horas após o horário marcado e você poderá fazer em seis horas um trajeto que era para ser feito em duas. Uma situação não muito agradável, acredite em mim.

12. O feriadão

O feriadão é um costume nacional e acontece quando tem um dia feriado no meio da semana (terças ou quintas-feiras).

Em outros países os feriados são transferidos para segunda e sexta feira, para juntar-se ao fim de semana. No Brasil se faz feriadão, deixando as datas intactas. Algumas empresas liberam seus funcionários no dia útil entre o feriado e o fim de semana ou vice-versa criando assim um feriado de quatro dias. Fique ligado nessas datas, geralmente rolam promoções de viagem, aproveite e conheça mais uma cidade do Brasil.

13. Pode ter bagunça

Se você está vindo ao Brasil por causa dos grandes eventos que estão acontecendo, poderá encontrar a maioria das cidades bagunçadas. As ruas podem estar interditadas, os monumentos podem estar fechados por restauração, o transporte público pode estar lotado e demorado, os serviços em geral podem estar demorados demais, etc. Mas nem sempre foi assim. Os trabalhos começaram há muito tempo, e era para estarem prontos para a chegada dos turistas. Mas sempre há um que outro problema e acabaram atrasando as obras. Então traga mais um pouco de paciência e tente abstrair.

14. Vai ter amor

O último, porém, o mais importante ponto. Mesmo com as diferencias culturais e sociais, com as coisas boas e não tão boas do Brasil. Você vai encontrar muito amor. Prepare-se, pois com certeza você vai se apaixonar.

Vai se apaixonar pelos Brasileiros. Um povo aconchegante, cálido, alegre, inteligente e sempre disposto a recebê-lo como em casa. Vai se apaixonar pelas paisagens diversas e maravilhosas ao longo do território, vai se apaixonar pela comida que é sempre boa e nunca têm fim, pelas diferentes tradições e rituais que acompanham cada região. Em fim, eu poderia continuar listando as coisas das quais vocês vai se apaixonar, mas vou deixar você vir e descobri-las você mesmo.

Cristian Figueroa

Publicación en Español

English Post

Anúncios