Asunción, o que fazer na capital do Paraguai

Para visitar a capital do Paraguai pode se chegar em ônibus ou avião (veja aqui como se transportar pelo Paraguai). Asunción é uma cidade de meio porte, por tanto um ou dois dias serão suficientes para conhecer os principais locais turísticos, por outro lado se você tiver o tempo, eu lhe recomendo ficar alguns dias a mais para conseguir aproveitar a oferta cultural e noturna da cidade, assim como visitar algumas cidadezinhas ao redor.

O que visitar?


As principais atrações turísticas e culturais se concentram no micro-centro. Onde também se localizam a maioria de albergues da cidade. O centro é tranquilo para caminhar e tudo fica muito perto. Pode visitar a Costaneira (o Pôr-do-sol é simplesmente lindo neste lugar) e o porto, o Palácio do Governo (à noite fica iluminado, recomendo muito), a Casa Viola; um espaço cultural com eventuais exposições de arte. Tem uma charmosa e antiga biblioteca no interior. O Panteon Nacional dos Heróis, O Museo do Cabildo, a Casa da Independência, a antiga estação do trem e a Plaza Uruguaya, A igreja “Nuestra Señora de la Asunción”, O Palácio Legislativo, O Teatro Municipal, e aos fins de semana, não pode perder a Loma São Jerônimo e o Parque da Solidariedade, onde vocês terão outro visual do Rio Asunción.

El Cabildo

Em Asunción é relativamente fácil se locomover em ônibus (2.400 guaranies). A maioria dos ônibus vão em direção ao centro. As rotas são numeradas, e se você perguntar, qualquer pessoa poderá lhe dar indicações uteis.

Um pouco mais afastado do centro existe uma região onde se concentram alguns bares, e shopping. As pessoas que viajam de compras para Asunción (não foi meu caso) recomendam o Shopping del Sol.

Por outro lado, eu lhe recomendo visitar o Museo del barro, que fica bem perto do shopping del sol. Ali você poderá ver obras representativas de artistas Paraguaios e Arte indígena. Vale muito a pena fazer a visita guiada. Eu tive a sorte de conhecer o Artista Diego Alvarez, quem por um preço ótimo faz as visitas personalizadas no Museu. Vocês podem entrar em contato com ele pelo facebook.

Eu gosto de conhecer os mercados municipais das cidades que visito: Em Asunción se chama o “Mercado 4“. é um lugar muito movimentado, super lotado de carros e pessoas, vendas ambulantes e demais. É um lugar bem pitoresco, vale a pena conhecer.

Mercado 4

O que fazer à noite?


Existem 3 ou 4 bares conhecidos na zona centro, onde se concentra a vida noturna. Todos com muita boa energia,  comidinhas muitos gostosas e pessoal animado.  Se você der com as pessoas certas, terá assegurado noites movimentadas e divertidas. Eu visitei o Britannia Pub, o “Rockero Popurrí Nocturno” e “El Cactus“.

Existe um evento que se chama “El Guarará“, que acontece a primeira segunda-feira de cada mês. É um espaço colaborativo, com música e comidinhas regionais. Você paga a entrada e come tudo o que quiser. Fica do lado do Hostel circo. Recomendo muito! (50.000 Guaranies).

O que comer?

Paraguai tem uma ampla variedade de pratos típicos. Todos muito gostosos e saborosos. Em todo lugar você vai encontrar Chipas, que é tipo um pão de farinha de mandioca com queijo. Originalmente elas não são nada demais,chegam a ser até um pouco secas demais, no entanto, existe um restaurante chamado Ña Eustaquia, que combina as chipas com diferentes ingredientes. Elas ficam ótimas. Eu lhe recomendo a Chipa Ryguazú (frango em Guarani).

Chipá

Em Asunción existem dos lugares tradicionais para comer, o “Lido Bar” e “El Bolsi“, porem se quiser poupar dinheiro, você poderá encontrar Kebab Arabe em qualquer lugar, é muito bem servido e o preço é muito em conta. Também pode almoçar num buffet a quilo  que fica na esquina da 14 de maio com rua General Diaz, próximo a igreja de São Jose. Poderá experimentar típica e boa comida paraguaia, por um valor econômico.

Não deixe de experimentar o mbejú. Outro prato típico do Paraguai. Ele é bem parecido com a Tapioca.

A bebida típica é o Cocido, que se faz com erva mate. Eu gostei muito (mas com açucar!!).é perfeito para acompanhar as chipas.

Para tomar café da manha recomendo a padaria “La Palma“, no centro. Na esquina da rua Benjamín Constant com rua Montevideu.

Se tiver um dia a mais, visite Areguá, uma cidadezinha a uma hora em ônibus desde o centro de Asunción. É a capital do morango, e do artesanato e desde ali você terá aceso ao lago Ypacaraí. Um local significativo e tradicional do Paraguai. Quando for, entre a igreja e escute os pássaros que fazem ninho no telhado, é incrível.

Artesanías

Muitas pessoas lhe dirão que não vale a pena conhecer Asunción, outras lhe dirão que só vale a pena se for fazer compras, que é uma cidade em decadência e parada no tempo. Foi o que me disseram antes de chegar lá. Fico muito feliz de não ter dado ouvidos, fui para passar dois dias, conheci pessoas incríveis e acabei ficando uma semana. Nunca me arrependerei disso. Se você deixar, Asunción achará um lugar dentro de você, onde ficará para sempre.

Cristian Figueroa

Versión en Español

Post in English

2 comentários sobre “Asunción, o que fazer na capital do Paraguai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s