Como é voar pelo Brasil

Durante o fim de semana passado varias companhias aéreas “jogaram a casa pela janela”, como se diz na Colômbia. Foram dois dias de promoções em passagens para múltiplos destinos nacionais e internacionais. As promoções causaram furor nas almas viajantes, incluído a minha, que conseguiram por um valor muito menor do que o usual planejar suas próximas férias.

No meio da empolgação, porém poucos são os que param para pensar na qualidade do serviço que estão contratando. Invariavelmente, há diferenças entre as companhias aéreas e é bom ter isso em mente na hora da compra. Por isso, fiz um breve analise dos destaques positivos e negativos das principais companhias brasileira e pelas quais tenho voado.

Algumas coisas não foram avaliadas, tipo a comodidade das poltronas, pois a maioria dos aviões tem cadeiras e espaços padronizados. Eu também não sou uma pessoa grande, então em qualquer lugar me sinto cômodo.

O tempo de espera no despacho da bagagem e check-in não foram avaliados, pois, quando despacho bagagem, costumo chegar cedo ao aeroporto para não pegar filas e sempre faço meu check-in pela web, o que me poupa tempo de espera.

TAM 
De longe é uma das melhores companhias que funcionam no Brasil. Eles têm um esforço maior pelo serviço ao cliente e gostam de trabalhar em coisas sutis que parecem não ser muito importantes, mas que fazem diferencia no subconsciente dos passageiros.

Boarding Pass: ë a única empresa no Brasil que gera um código QR no seu smarthphone que lhe permitirá embarcar no avião. Ou você pode imprimir seu cartão de embarque no totem de auto – check in no aeroporto com o número da sua reserva. Você poupa muito tempo e não precisa se preocupar com imprimir, esquecer ou perder se tíquete em casa.

– Serviço a bordo: A comida é sempre boa, bem elaborada e, sem importar a duração do trajeto, sempre tem um lanchinho ou alguma coisa para petiscar durante a viagem. Pode parecer tolo, mas é a única companhia aérea que conheço que dá balas, de diferentes sabores, quando você embarca no avião. Você pode dizer, é simplesmente uma bala. Mas sem você saber, o seu organismo esta gerando uma associação positiva e prazerosa de forma inconsciente e fisiológica com a experiência de voar pela TAM.

– Pontualidade: é difícil lembrar-se de um voo atrasado da TAM. E talvez, você não saiba, mas as nossas memórias associadas a situações negativas ficam guardadas de forma mais forte, por tanto eu consigo me lembrar de quais companhias aéreas me fizeram passar horas entediado num aeroporto. A TAM nunca foi uma delas.

– Cartão de Credito estrangeiro: é uma das poucas companhias do Brasil que permite comprar passagens pelo site com cartão de credito estrangeiro. Geralmente as outras companhias pedem para você ir à loja para efetuar o pagamento (daí já vão cobrar pelo serviço na loja).

– Aliança One World: As alianças nem sempre são boas ou benéficas para os usuários. No meu caso que viajo muito para Colômbia a Aliança OneWorld me permite fazer trajetos em voos com a LAN (outra ótima companhia na América Latina), além disso você pode acumular milhas no programa TAM fidelidade e LANPASS e usá-las em qualquer outra companhia aérea associada OneWorld.

-Preço: Voar pelo Brasil é caro, no entanto a TAM frequentemente oferece passagens promocionais facilitando a vida do viajante frequente.

Gol 

A Gol é como esse colega da faculdade que você não gosta muito, mas é muito inteligente e você tem que trabalhar com ela. Oferece um serviço que chega a ser ruim, mas sempre faz boas promoções.

– Serviço de bordo: é única companhia aérea que conheço que não oferece comida a bordo, pelo contrario oferece um cardápio de snacks e sanduiches com valores altos que facilmente poderia ser considerado um assalto. A única coisa que você pode consumir no avião sem pagar é agua. Então, se vai voar pela GOL, leve comida consigo desde antes de entrar no aeroporto, pois para ninguém é um segredo que os preços de alimentação nos aeroportos brasileiros são muito altos, ou prepare-se para passar fome ou pagar 18 reais por um pacote de batatas chips com refrigerante no avião.

-Promoções: como já disse é a companhia que mais promoções faz e com preços muito competitivos. Mas eu prefiro esperar a que outras companhias lancem promoções antes de voar pela Gol. Lamentavelmente nem sempre a concorrência responde, dai você não tem escolha.

AVIANCA
Embora a empresa Colombiana seja uma das primeiras companhias aéreas na América Latina e recentemente tenha entrado para a StarAlliance, é relativamente nova no mercado brasileiro operando os voos da antiga OceanAir. Como toda grande mudança, acredito que a Avianca esteja passando pelo momento difícil de adaptação, pois está tentando se expandir rapidamente e talvez não tenha ainda a infraestrutura suficiente para consegui-lo. O serviço dela é mais do que aceitável e talvez eu tenha essa sensação por compará-la com o serviço dela dentro da Colômbia. Mas tenho certeza que num futuro próxima ela vai dar uma surpresa muito positiva.

– Aeronaves: Lamentavelmente, a Avianca destinou alguns dos seus aviões antigos (antigos mesmo!) para cobrir alguns trechos domésticos. Pode acontecer de você vir num voo internacional num avião moderno com todas as comodidades e ao fazer escala para outra cidade dentro do Brasil você sinta que viajou no tempo ao entrar no avião. As cadeiras são antigas e esqueça-se do sistema de entretimento a bordo.

– Pontualidade: lembra-se das memorias negativas? Pois a Avianca tem sido a companhia aérea que mais horas de atraso me causou durante minhas viagens. Se você estiver fazendo conexão, pode ter uma escala com espera de 2 horas facilmente convertida numa espera interminável. Bastante incômodo tendo em conta que você está cansado, com fome, e querendo chegar em casa.

Boarding pass: Outra coisa que me irrita bastante é isto. Como geralmente faço web check-in, mas nem sempre eu tenho a possibilidade de imprimir o Boarding pass antes de chagar ao aeroporto. Se você já tem feito o Web Check-in, não poderá imprimir seu Boarding pass nos totens de auto – atendimento. Daí você tem que fazer a fila para imprimi-lo. Para evitar esse problema é melhor não fazer o Web check-in no dia anterior e faze-lo na hora no totem de auto atendimento. Mas se você é das pessoas que gosta de escolher o seu assento na janela (que nem eu) pode esquecer-se disso.

Azul

A Azul é a irmã boazinha e tímida da família. É uma empresa pequena, que funciona muito bem. É simples mas com um ótimo serviço. Eles têm o que se chama “experiência azul” com alguns benefícios que só eles oferecem como ônibus gratuito até o aeroporto que funciona em algumas cidades, porém o preço das suas passagens é pouco competitivo, dificilmente lança promoções e, dependendo da data, nem sempre há disponibilidade de voos.

E assim, se você me perguntar em que companhia aérea comprar as passagens para aproveitar as próximas promoções que houver, vou lhe dizer que compre pela TAM (de olhos fechados) ou pela Azul (se ela estiver fazendo milagres), depois pela Avianca e por último pela Gol. Só para vocês entenderem que não me importo tanto com esperar duas horas de atraso sentado num aeroporto enquanto ao subir ao avião peçam desculpas e me deem alguma coisa para comer e beber de boa qualidade e de “graça”.

Cristian Figueroa

Versión en Español

English Version

 

Um comentário sobre “Como é voar pelo Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s