Os passeios que vão fazer você se apaixonar por Brasília

 Brasília tem 74 pontos turísticos principais, segundo o mapa criado pelo Ministério do Turismo. Com certeza, nos quatro dias que passei na cidade, não ia conseguir conhecer todos. Tive a sorte de  percorrer de carro a cidade e por isso consegui visitar os mais representativos (e, talvez, mais belos).

Fiz uma lista das coisas que acredito você precisa fazer em Brasília para usufruir o charme dela. No entanto, antes de qualquer coisa, você precisa pegar um mapa no Aeroporto. Ele vai ser (muito) útil.

-Molhar seus pés na lagoa Paranoá-

Saindo do plano piloto, pela ponte JK, você chegará ao Parque Ermida Dom Bosco. Então, você pode descer até a Lagoa e tomar um banho, se quiser (mas molhar os pés é o mínimo que espero de você). O visual é simplesmente fantástico. Um lugar perfeito para descansar, pois oferece uma paz e uma tranquilidade difícil de achar em uma grande capital. Aproveite e esqueça seus problemas, inclusive se topar, eu achei um lugar perfeito para fazer ioga ou meditação.

 

-Tomar banho de água mineral-

No Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Parque da Água Mineral. Trata-se de uma reserva natural com trilhas ecológicas e duas piscinas de água mineral (sim, acredite). É um lugar perfeito para nadar e pegar um pouco de sol. Você pode levar comida e fazer um piquenique, pois as barracas dentro do parque só abrem aos fins de semana. Durante a semana tem menos gente dentro do parque. Para entrar se paga uma taxa de $R 7,00.

– visitar uma exposição de arte –

Brasília tem inúmeras exposições de arte acontecendo o tempo todo. Eu visitei a Caixa Cultural, onde tinha obras de Salvador Dalí (!!) e do Aleijadinho (artista Barroco Brasileiro). Outra opção é o CCBB do Banco do Brasil, aqui você vai demorar mais tempo, pois o lugar é distante da região central e, além disso, é gigante. Há ônibus gratuito para transportar as pessoas desde diferentes pontos da cidade até o CCBB.

 

– Comer açaí na Estação do Guaraná-

Localizado no Bloco B da Asa sul, a Estação do Guaraná é um restaurante com ótimas opções de comida saudável, por um preço justo (para o custo de vida em Brasília) você pode criar seu prato a seu gosto. O açaí é maravilhoso, não perca!

 

Tomar agua de coco no parque da cidade-

O Parque da Cidade é um lugar perfeito para praticar qualquer tipo de esporte. Aos domingos, há um grupo que faz aula de patinagem. Compre uma água de coco em alguma das barracas e aproveite para dar uma caminhada ou descansar na grama. É um lugar lindo!

 

– Caminhar sobre o píer flutuante no Pontão –

O Pontão do Lago Sul é um complexo gastronômico na beira do Lago. A orla é outro lugar lindo para caminhar e para contemplar um visual lindo da cidade à noite. Não perca a sensação de caminhar sobre a água que oferece o píer flutuante (feito de algum material plástico). Parece que você está caminhando sobre a água, bem legal.

Pôr do sol na Praça do Cruzeiro –

O ponto mais alto da cidade é a Praça do Cruzeiro. Por isso, é um ótimo lugar para ver o pôr do sol. Você não vai se arrepender. É um dos mais lindos que já vi.  Além disso, pode aproveite para visitar o memorial JK que fica do lado (preste atenção ao sapato da Dona Sara, a esposa do Presidente brasileiro da época que foi esculpida sentada ao seu lado em um banco vigiando a cidade).

 

Visita guiada no Palácio Itamaraty e no Congresso Nacional

Você poderá apreciar mais de perto a arquitetura de Brasília desde o interior destes dois prédios icônicos. Ambos têm obras de arte impressionantes que levarão você a outro nível de conhecimento e compreensão da Capital Federal. Não perca. No site, você pode conferir os dias de visitação e de visitas guiadas. Uma dica, durante a semana não pode entrar neles de bermuda, regata ou chinelos. Então, na sua mala leve uma calça jeans e tênis fechados.

 

– Comer arroz com pequi em Pirenópolis –

Pirenópolis é uma pequena cidade histórica do Estado de Goiás, há duas horas de carro de Brasília. Se você tiver um tempo a mais, não pode perder o passeio. As paisagens são lindas demais e o centro histórico é simplesmente encantador (com todo o casario preservado). Não deixe de experimentar os picolés de frutas e o arroz com pequi, um dos pratos típicos da região. Também, não pode perder as cachoeiras e as trilhas ecológicas.

 

Brasília é uma cidade fora da realidade. Na sua viagem você com certeza poderá visitar muito outros lugares bem conhecidos como a Catedral Metropolitana, o Museu Honestino Guimaraes, a Praça dos Três Poderes, o Teatro Nacional Claudio Santoro, a feira da Torre de TV, a praça dos Cristais e o Quartel Geral do Exército, entre outros.

Brasília oferece opções turísticas para todos os gostos. Deixe-se cativar pela modernidade e pela boa energia de Brasília.

Leia mais informações sobre essa fantástica cidade aqui.

Cristian Figueroa

Versión en español

English Versión

 

2 comentários sobre “Os passeios que vão fazer você se apaixonar por Brasília

  1. Cris, eu amei a tua visão dos pontos turísticos de bsb! Tem coisas tao amadas e diferentes, que nem cheguei a conhecer, me deu mta vontade de voltar logo pra la! Adorei, teu blog ta lindo!

    Curtir

    1. Muito Obrigado Vini, que bom que tu gostou. Acho muito legal encontrar aqueles locais escondidos e especiais em cada cidade! E bom viver cada lugar de uma forma diferente, te ajuda a ver o mundo desde outro ponto de vista. Espero te ver de novo por aqui!
      Abraços

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s